.Conhece "um pouco mais" de Vila Real

Sexta-feira, 6 de Junho de 2008

A linha do Corgo

A Linha do Corgo é uma linha de caminho-de-ferro em Portugal, ramificação da Linha do Douro, entre Régua e Chaves, e foi o primeiro traçado de via estreita construído e explorado pelo Estado Português. Supera um desnível de 370 metros nos 25 quilómetros entre a Régua e Vila Real, serpenteando o vale do Rio Corgo, sendo famosas as histórias passadas no "U" de Carrazedo, onde a linha contorna um vale antes de atingir a estação. Com a reduzida velocidade do comboio, muitos se aventuraram a sair dele, e a apanhá-lo mais à frente. A linha possuia outro "U" na rampa entre Loivos e Oura, actualmente sem tráfego ferroviário, levando o comboio a vencer numa pequena distância um grande desnível, apenas possível neste formato dada a grande restrição de inclinação na via-férrea.

 

 

 

 

A viagem entre a Régua e Vila Real faz-se hoje a bordo das automotoras LRV 2000, demorando menos de uma hora. O restante percurso da linha está actualmente a ser transformado em ciclovia, tendo já alguns troços sido abertos ao público. Com a construção da A24, parte do traçado encerrado foi ocupado pela auto-estrada, nomeadamente em Fortunho e já próximo de Chaves. A estação de Vila Real encontra-se encerrada, abrindo apenas em dias seleccionados para venda de passes. À excepção da estação da Régua, nenhuma estação da Linha do Corgo vende actualmente bilhetes, sendo este processo efectuado a bordo pelo revisor.

O Corgo é a par da Linha do Douro o único percurso onde ainda é possível viajar num comboio rebocado por uma locomotiva a vapor. Porém, ao invés das viagens regulares no Douro, para viajar no vapor do Corgo é preciso marcar a viagem previamente. No tempo em que este traçado extremamente sinuoso era feito de comboio a vapor (e estamos a falar dos ainda não muito distantes anos 60), mesmo quando a ofegante máquina a vapor conseguia rebocar com sucesso carruagens e vagões, a velocidade era tão baixa e os lacetes descritos pela via tão próximos (embora desnivelados de alguns metros) que a rapaziada mais afoita (soldados e estudantes) descia em andamento, ia às uvas e voltava a saltar triunfalmente para bordo um pouco adiante. Dava tempo para tudo…

 

Descobre mais acerca da Linha do Corgo: Linha do Corgo

Tamos:
Publicado por umpoucomais às 01:28
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De CSousa a 7 de Março de 2010 às 18:05
Parabéns por este blog sobre região mais bonita do país! :)


Comentar post

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Descobre Vila Real

.posts recentes

. A linha do Corgo

. Aérodromo de Vila Real

. Começaram as festas da ci...

. Douro Vinhateiro

. Alexandre Parafita

. A.M. Pires Cabral

. Marcha de Vila Real pelas...

. 2º Festival de Aeromodeli...

. Festival Internacional de...

. Festas, Feiras e Romarias

. Bacalhau Assado à Moda de...

. Circuito de Vila Real

. Semana Académica de Vila ...

. Entrevista ao Vereador Mi...

. Universidade de Trás-os-M...

. CPCJ de Vila Real

. Ilustres de Vila Real

. Diogo Cão

. Morgado de Mateus

. Cramez

.Posts antigos

.subscrever feeds