.Conhece "um pouco mais" de Vila Real

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008

Análise dos gráficos do primeiro inquérito efectuado

         Durante este período, o grupo foi realizando alguns inquéritos onde pediu a opinião dos cidadãos vilarealenses (50 inquiridos) sobre diversos aspectos (positivos e negativos) da cidade.

         Dividimos os inquiridos em taxas etárias: dos 14 aos 18 anos, dos 19 aos 30 anos, dos 31 aos 50 anos e cidadãos com idades superiores a 50 anos.

         Dos 14 aos 18 anos, o maior problema apontado (para além do dos serviços públicos) doi o dos transpottes, seguido pelo aspecto visual. Como sugestões para a resolução dos problemas da cidade, este grupo propõe a construção de mais espaços de lazer e de mais pavilhões poli-desportivos com as devidas condições para a prática desportiva.

         Dos 19 aos 30 anos, a insuficiência de tranportes públicos foi o problema mais criticado, assim como, novamente, o aspecto visual e outros problemas como o do ordenamento do território e a falta de indústrias geradoras de emprego.

         No grupo dos 31 aos 50 anos, os problemas de ordenamento territorial ( "Outros" no gráfico) voltam a ser muito criticados, assim como aspecto visual da cidade. Como soluções, estes cidadãos idealizam a abertura de uma Loja do Cidadão, a manutenção dos parques já existentes e a construção de mais espaços de lazer e verdes, assim como parques infantis para as crianças.

         Por fim, para os inquiridos com mais de 50 anos, os principais problemas da cidade são a criminalidade, que tende a crescer, a deficiente manutenção das infra-estruturas e a insuficiência dos transportes. Como soluções, propões um maior aumento de patrulha policial, melhoramento das vias de acesso e a criação de uma Loja do Cidadão.

         Por fim, é de referir que em todas as faixas etárias, se observa ,em termos negativos, que há um aspecto em comum e que se evidencia clarmente: o da ineficácia dos Serviços Públicos.

 

 

 

 

         No entanto, nem tudo foram más avaliações. Do lado contrário a estas críticas, temos os elogios à cidade.

         Entre os 14 e os 18 anos, os Espaços de Lazer são especialmente elogiados, seguidos dos aspectos ambiental e cultural, respectivamente, o que nos leva a avaliar Vila Real como uma cidade social e criativa!

         Dos 19 aos 30 anos, os aspecto ambiental apresenta uma avaliação destacável, o que leva a crer Vila Real como uma cidade bastante limpa e saudável para se viver. Seguem-se o aspecto cultural e os espaços de lazer.

            Entre os 31 e os 50 anos, os espaços de lazer e o aspecto cultural voltam a ser bastante elogiados, confirmando a ideia anteriormente referida.

             Por fim, os cidadãos com mais de 50 anos avaliam o aspecto cultural e histórico como os melhores da cidade.

 

 

                 Podemos agora, após a avaliação dos resultados, concluir que, aos olhos do comum cidadão, Vila Real é uma cidade limpa, com bon espaços culturais e de lazer, um nível de vida razoável mas que, no entanto, ainda tem um longo caminho a percorrer para encontrar a perfeição. A ineficácia dos Serviços Públicos serão uma vertente que iremos expor e debater com o Senhor Presidente da Câmara já na próxima semana, assim como o melhoramento das vias de acesso, transportes e infra-estruturas, problemas para os quais pretendemos alertar e de certa forma ajudar a resolver. No entanto, temos plena cnsciência da dificuldade da nossa missão, e do tempo que levaremos a ver cumprida.

           

Publicado por umpoucomais às 12:50
link do post | comentar | favorito

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Descobre Vila Real

.posts recentes

. A linha do Corgo

. Aérodromo de Vila Real

. Começaram as festas da ci...

. Douro Vinhateiro

. Alexandre Parafita

. A.M. Pires Cabral

. Marcha de Vila Real pelas...

. 2º Festival de Aeromodeli...

. Festival Internacional de...

. Festas, Feiras e Romarias

. Bacalhau Assado à Moda de...

. Circuito de Vila Real

. Semana Académica de Vila ...

. Entrevista ao Vereador Mi...

. Universidade de Trás-os-M...

. CPCJ de Vila Real

. Ilustres de Vila Real

. Diogo Cão

. Morgado de Mateus

. Cramez

.Posts antigos

.subscrever feeds