.Conhece "um pouco mais" de Vila Real

Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

Entrevista ao Vereador Miguel Esteves

  Dia 9 de Abril de 2008, em conjunto com os restantes grupos da turma, dirigimo-nos à Câmara Municipal de Vila Real, onde nos encontramos com o vereador Miguel Esteves.

Tínhamos previamente preparado, cada grupo, uma série de perguntas que pudemos então expôr ao vereador Miguel Esteves que se mostrou desde logo interessado e disponível para colaborar connosco.

Nosso grupo (A4): Recentemente efectuamos questionários a um grupo de 50 cidadãos escolhidos aleatóriamente, cuja avaliação de resultados denunciou a ineficácia dos Serviços Públicos. Como pretende inverter esta situação?

Vereador (ME): A Câmara Municipal tem vindo a criar acções de formação para os trabalhadores dos serviços públicos (é importante realçar que a câmara não tem poder sobre todos os serviços. Apenas pode tentar criar soluções aos problemas encontrados a nível de serviços controlados pelo Ministério competente); há também a possibilidade de criação da Loja do Cidadão, a qual não depende apenas da vontade da Câmara (que, inclusivé, já apresentou algumas propostas).

Outro Grupo(OG): Qual o futuro da nossa cidade nos aspectos culturais e sociais?

ME: Em termos culturais a nossa cidade encontra-se num nível superior em relação a algumas cidades do país. O Teatro Municipal tem espectáculos de muito boa qualidade, que esgotam facilmente e atraem espectadores de vários pontos do país e até do estrangeiro. A sua construção foi uma aposta ganha! 

Em relação à Biblioteca Municipal, tem tido uma grande adesão, sendo uma referência para qualquer cidadão vilarealense.

O Conservatório Regional de Música tem um crescimento exponencial, é frequentado por muitos jovens, oferecendo muito boas condições ao estudo de música. Pretende-se a criação de cursos superiores, os quais estão a ser muito procurados pelos jovens da região.

A Câmara apoia as bandas filarmónicas e dois grupos de teatro (Filandorra e Urze)

A nível social, a Câmara está a fazer um grande esforço no apoio aos idosos com programas como o "Câmara Amiga", efectuando pequenos arranjos nas casas dos idosos necessitados; com a ajuda monetária, com redução de preços, através do Cartão do Idoso (transportes públicos, bilhetes para espectáculos...).

Há também um maior apoio à criança, com o fornecimento de refeições gratuitas em infantários e escolas primárias.

OG: Com os inquéritos que efectuamos, notamos que há queixas da falta de acessibilidade (pouco espaço de estacionamento, falta de mobilidade)

ME: Há cerca de duas semanas, Vila Real recebeu a Bandeira de Prata de mobilidade, o que significa que a nível nacional, Vila Real é considerada uma das cidades com melhore acessibilidade.

O Município apresentou um projecto amplo, com arranjo de passeios, rebaixamento e pintura de passadeiras, melhoramento da qualidade dos transportes públicos (CorgoBus) em que 10 dos 12 autocarros estão equipados com rampas para pessoas com deficiências.

Queremos chegar mais longe na melhoria da acessibilidade e estamos a fazer um grande esforço para fazer com que esta cidade seja acessivel para todos! (pessoas com deficiências)

OG: Faça-nos um balanço do crescimento de Vila Real nos últimos 10 anos.

ME: Vila Real foi um dos poucos concelhos da região que cresceu e conseguiu fixar e atrair pessoas (4%). Estiveram ao seu serviço a criação de mais espaços verdes e de lazer (Parque Corgo), o Shopping, o Teatro Municipal, está prevista a criação do Parque da Ciência e Tecnologia perto e em parceria com a UTAD, vocacionado para questões agro-alimentares (já que estamos ligados à Região Demarcada do Douro). Foi prioritária a criação de novos postos de trabalho e abrir a Universidade ao resto da cidade, impedindo o isolamento a que estava habituada.

 

Publicado por umpoucomais às 12:02
link do post | comentar | favorito

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Descobre Vila Real

.posts recentes

. A linha do Corgo

. Aérodromo de Vila Real

. Começaram as festas da ci...

. Douro Vinhateiro

. Alexandre Parafita

. A.M. Pires Cabral

. Marcha de Vila Real pelas...

. 2º Festival de Aeromodeli...

. Festival Internacional de...

. Festas, Feiras e Romarias

. Bacalhau Assado à Moda de...

. Circuito de Vila Real

. Semana Académica de Vila ...

. Entrevista ao Vereador Mi...

. Universidade de Trás-os-M...

. CPCJ de Vila Real

. Ilustres de Vila Real

. Diogo Cão

. Morgado de Mateus

. Cramez

.Posts antigos

.subscrever feeds